sexta-feira, 14 de agosto de 2009

História prá boi dormir

Na forma da lei desponta em Diamantina a moralização do comércio de carne bovina. E não se trata de iniciativa do Judiciário, do Poder Legislativo nem do Executivo Municipal.

A moralização será promovida pela lei que de fato e sempre funcionará no sistema capitalista: Lei da oferta e da procura, que rege, acima de tudo, as relações comerciais.

Trocando em bifinhos: Está se estabelecendo na cidade um entreposto comercial, da cidade de Curvelo, para comercializar carne certificada no lugar dos despojos bovinos que hoje abastecem a maioria dos lares e cozinhas dos restaurantes diamantinenses.

Torcemos para que isto represente um golpe fatal nos negócios dos criminosos administradores dos campos de extermínio que abastecem o mercado com gado doente e de procedências outras igualmente nefastas, ao arrepio da lei.

Apesar da boa nova, uma indagação permanece: Nestes tempos de lobbies, frequentemente, suspeitíssimos, não haveria ingerência de grupos de pressão (máfia da carne) a justificar a letargia dos poderes públicos na fiscalização e punição dos criminosos gigolôs de vaca?

Simples: Fecham-se os olhos das autoridades (por quanto?!) a mais deslavada prática criminosa na comercialização da carne para em seguida oferecer ao mercado um produto de primeira (vigilância sanitária, arrecadação fiscal...) tomando o mercado de assalto (?!) com o marketing mais efetivo que se poderia obter. A conferir.

Entretanto cabe ressaltar que a opção final sempre coube ao consumidor. Afinal, o preço menor nunca foi determinante na hora de escolher um cardápio mais saudável. Segundo Flávio Guimarães, comprador do Marques Center, seu estabelecimento só comercializa, além da carne, produtos certificados e de procedência legal, sem ter que praticar em função disto preços acima do mercado.

Está aí um assunto que justifica uma boiada para entrar e várias manadas para não sair. Até que se restaure toda a moral da história.

Nenhum comentário: