quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Espelunca Bar


Fomos procurados pelo proprietário do Bar Bazé. Muitíssimo indignado, mas sempre educado, o moço veio apresentar sua queixa pela forma como o Bar Bazé foi citado na coluna assinada por Aderbal Piruégas em Diamantina Revista, que se refere ao estabelecimento como “espelunca”. O comerciante alega que muitos clientes, além dele próprio, se sentiram ofendidos pela adjetivação injustamente depreciativa do colunista Aderbal.

Segundo o comerciante, alguns clientes advogados (com tempo de sobra e vácuos cerebrais, suponho) teriam sugerido ações judiciais por retratação. Outros “amigos” da casa se ofereceram para ir em grupo, ou bando, até Milho Verde cobrar, pessoalmente (êpa!) satisfações do colunista Aderbal.
Sinceramente, tô besta! Sugiro que estes amigos da onça parem de fazer terrorismo com a cabeça do “Sr. Bazé”. Que coisa feia.

Qualquer pessoa dotada de visão bem humorada da vida, boa intenção e razoável cognição mental sabe que o Sr. Aderbal Piruégas assina uma coluna de humor. E, certamente, se diverte com isso. Não há ao longo de todo o texto nenhuma observação desairosa sobre o Bar Bazé, tido por muitos, com méritos, como o melhor lugar em Diamantina para se degustar o melhor da baixa gastronomia ou comida de botequim. O impecável asseio, o bom atendimento e os preços honestos justificam as premiações e referências entusiasmadas de seus habituès, entre os quais me incluo.

Este sucesso alcançado não foi, entretanto, impedido pela escolha (infeliz?) do nome, “Bazé”, que significa fumo de qualidade ruim. Da mesma forma que “Baiúca” (biboca, tapera, habitação desprezível) não tem sido empecilho ao sucesso da casa da Rua da Quitanda, e nem compromete a qualidade da rede de bares, Espelunca, recém-instalada na zona sul do Rio de Janeiro (foto acima).

Rogamos que deixem de apoquentar a cabeça do Sr. Bazé com estas bobagens.

Ps: Fizemos contato com Aderbal Piruégas que mandou dizer que quer mais é que esse bando de Zé Mané vá lamber sabão!

Um comentário:

Ulisses disse...

Espelunca é a palavra latina para caverna, o buteco é bão demais e nem parece caverna, talvez o termo não fora apropriado, talvez os ânimos estejem exaltados!