sexta-feira, 3 de julho de 2009

Espaço Imprensa

Prezado Sr. M. Martini,

Temos acompanhado seu blog Diamantina Revista e desejamos que este obtenha o sucesso merecido.

No entanto, em virtude da presença do prefeito Padre Gê no evento "Notáveis 2009", foi postada, acreditamos, equivocadamente, no tópico intitulado "Prefeitura investindo no... social" a seguinte informação em seu blog :

"Não acreditando ser este o investimento social ansiado pela comunidade, penso que o patrocínio concedido pela Prefeitura de Diamantina suscita esclarecimentos"

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Diamantina (ASCOM) cumpre o dever de esclarecer que não houve "patrocínio" para o evento. O prefeito, como autoridade máxima do município, foi, naturalmente, convidado a fazer parte da mesa de autoridades e participou - como caberia a qualquer outro se fosse o caso - da entrega das homenagens.

Não cabendo à Prefeitura Municipal de Diamantina suscitar discussões sobre os critérios utilizados pelo veículo para tais homenagens, é notória a participação de diversas personalidades que em muito contribuiram para o desenvolvimento da cidade e reconhecer isso nada mais é do que um ato de justiça e gentileza. Foi o que a Prefeitura fez, ao publicar uma mensagem de congratulações aos homenageados, o que não se caracteriza como "patrocínio".

Aproveitando o ensejo, informamos que, ainda este mês, a Prefeitura Municipal, por iniciativa do prefeito Padre Gê, promoverá homenagem aos distintos "Comunicadores Diamantinenses", nas pessoas daqueles que vêm ao longo dos anos exercendo a liberdade de expressão e promovendo o direito à informação nesta cidade. Evento para o qual V.Sa. será devidamente convidado.

Entendendo que ninguém está livre de cometer erros e contando com sua especial atenção e isenção, aguardamos o retorno ao nosso pedido de retificação.

Fica aqui, pois o esclarecimento, estando esta assessoria à disposição para o que for necessário.

Atenciosamente,

Lidiana Braziolli

ASCOM

_____________________________________________________________________________________

Batina Justa

Cara Colega:

É gratificante poder contar, em nossa lida jornalística, com o convívio de profissionais como você, gentis, atentos e dedicados à sagrada busca da informação limpa e elucidativa, como deve ser o norte em nosso ofício.

Indo direto ao ponto, reafirmo entender como óbvia forma de patrocínio ou co-patrocínio a inserção de anúncio ou, “mensagem de congratulações aos homenageados” no jornal que organizou o evento.

Entendo ainda, ser mais que natural e, mesmo, inerente à liturgia do cargo, que nosso gestor faça, com sua presença, as honras diamantinenses aos homenageados ilustres “que em muito contribuíram para o desenvolvimento da cidade”, como a nobre colega destaca em sua missiva.

Quanto ao investimento financeiro representado na meia página publicada, não vejo caracterizar-se, exatamente, como malversação de recursos públicos. Não há razão para tanto alarde e não há encaixe em nosso modelo de trabalho fazer jornalismo denuncista.

A intenção é alertar para o risco futuro sinalizado neste viés socialmente, digamos, discutível. É preciso cuidar das precedências

A Prefeitura, conforme você admite, realmente fez publicar a referida “mensagem de congratulações”. Entretanto, um funcionário da prefeitura acrescentou que o espaço foi cedido, graciosamente, pelo jornal produtor do evento. Esta fonte passou-me a informação acreditando, piamente nela. Sendo esta pessoa, inequivocamente, correta, não posso deixar de dizer que, “mentiras sinceras me interessam!”

Sendo, mesmo, cortesia oferecida pela Folha de Curvelo está aí um legítimo caso de aplicação de saia justa. E nem batina o prefeito usa mais!

Por apostar e acreditar na lisura do simpático Padre Gê, por não pretender criar um novelo sem ponta, fico por aqui.

Para a colega Lidiana, portas abertas e um forte abraço.

M Martini

martinipress@gmail.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Para resumir esse episódio tenho uma letra:

Eu sou a mosca
Que pousou em sua sopa
Eu sou a mosca
Que pintou prá lhe abusar

Eu sou a mosca
Que perturba o seu sono
Eu sou a mosca
No seu quarto a zumbizar

"Aperta que sai leite...."

Unknown disse...

Caro M Martini, foi um prazer ler sua mensagem no blog novamente e comprovar que a inteligência e responsabilidade do colega é mesmo o ponto alto desse espaço virtual.
Um grande abraço também, sucesso e conte conosco.

Lidiana