quarta-feira, 8 de julho de 2009

Esses espanhóis...


Tá Boa, Santa?!

Espanhóis criam a primeira igreja evangélica gay do país.

Um grupo de cerca de cem homossexuais espanhóis anunciou a criação da primeira comunidade religiosa para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais -a Primeira Igreja Protestante Inclusiva.

O grupo se define como "uma organização evangélica que não pretende discriminar ninguém por opção sexual ou credo" e pretende formar pastores, oferecer cultos e casar homossexuais, inclusive ateus.

Este pedido pode iniciar uma disputa legal com a Federação Espanhola de Igrejas Evangélicas, organização que reúne as 2.300 organizações que professam esta ue professam esta religião no país.

"A princípio não damos crédito a essa notícia. Eles primeiro têm que demonstrar que realizam atividades religiosas e aí veremos se o Ministério de Justiça admite ou não o pedido".

"Se forem aceitos e usarem o nome Evangélico, protestaremos com medidas legais, porque seria um uso indevido", disse à BBC Brasil o diretor da Federação Espanhola de Igrejas Evangélicas, Jorge Fernández.

Apesar das críticas, o Grupo Gay Evangélico da Espanha pretende insistir com a nova igreja.
"Seremos a mais democrática das igrejas. Não é um projeto mediático, mas necessário, porque 99% das igrejas evangélicas espanholas nos impedem de receber os sacramentos e muitas delas nem nos deixam entrar", afirmou à BBC Brasil o porta-voz do grupo, Andrés de la Portilla.

ANELISE INFANTE
da BBC Brasil, em Madri

Nenhum comentário: