segunda-feira, 29 de junho de 2009

Frase do dia


"Picasso é comunista ... eu também não."
(Salvador Dali)

Os parabéns de hoje vão para:


Dado Villa-Lobos, músico.
http://www.dadovilla-lobos.com.br/

Geralda Márcia Ferreira Diniz, da Colônia Diamantina

Santo do dia:


São Pedro, e São Paulo, Apóstolos

Comemora-se hoje...

O Dia da Telefonista e o Dia do Pescador

Gorgeta & Dízimo


Gorgeta não é Dízimo

Alguns donos de restaurantes em Diamantina evitam contratar garçons evangélicos. A relutância deve-se às interpretações da lei que facultam aos comerciantes cobrar ou não os tais 10% ou ainda fazer o rateio do total das gorjetas entre todos os funcionários, por exemplo o pessoal da cozinha. Em contrapartida, orientados pelos pastores de suas igrejas os garçons insistem em receber integralmente a gratificação como se fora ... Dízimo. Deus me livre!

Casa de JK


Perguntamos a vários diamantinenses de quatro costados e, praticamente, todos não souberam dizer qual é a casa em que nasceu Juscelino Kubitschek. E você, por acaso, sabe?
A caricatura ao lado é do artista Paulo Branco.

Café com Retreta






Como vem acontecendo todos os domingos, após a apresentação, aos sábados, da consagrada Vesperata, a Banda Euterpe Diamantinense faz magistral apresentação em frente à Baiúca. Sob a regência do maestro Edson, a “furiosíssima” tem levado turistas e moradores a momentos de pleno deleite ao relembrar afinadíssima o repertório de clássicos populares e de músicas populares que se tornaram clássicos.
O simpático maestro, de quebra, entre uma e outra melodia, ainda conta um pouco da história da composição a ser executada, da formação da Banda e referências da história diamantinense. O evento tem tudo para abrilhantar de forma permante os domingos do Beco da Tecla. Parabéns pela iniciativa à Secretaria de Cultura e a entusiasmada promoter, duble de faz-tudo, Cândida Lima.
Mas como nada pode ser perfeito, tem gente, a despeito da aprovação dos comerciantes vizinhos, torcendo o nariz para o programa. Tsk tsk tsk...

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DISCUTE POLÍTICAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Acontece no próximo dia 29 (segunda-feira) em Diamantina a III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

O evento terá como tema Construindo diretrizes da política e do plano decenal” e pretende analisar, definir e deliberar diretrizes da política nacional dos direitos da criança e do adolescente e ainda a elaboração do plano de ação para os próximos dez anos – o chamado “Plano Decenal”.

Entre os eixos temáticos da Conferência, estão a promoção e universalização dos direitos em um contexto de desigualdades; a promoção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes; o fortalecimento do sistema de garantias de direito; e a participação de crianças e adolescentes nos espaços de construção da cidadania e gestão da política.

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, realizador da Confrência, convidou como palestrantes o Dr. Hugo Barros de Melo, promotor de justiça, a Dra. Lucinalva Ferraz dos Santos, juíza da Infância e Juventude, e o Professor Antônio Carlos Fernandes, gerente regional do INSS.

De acordo com a secretária de Promoção Social, Maria Íris Barbosa, que representa o Poder Executivo dentro do Conselho, pretende-se reunir o maior número de representantes da comunidade diamantinense, “para que a discussão seja o mais ampla possível e o Plano Decenal contenha metas realmente voltadas para a demanda das crianças e adolescentes de Diamantina, em especial os mais carentes”.

A conferência acontece no auditório do Centro Administrativo, à Rua da Glória, 394, das 8:00 às 17:00 horas, e tem total apoio da Prefeitura de Diamantina, através da Secretaria Municipal de Promoção Social. Do evento também resultará a escolha do Delegado que representará a cidade na Conferência Estadual, que acontecerá de 31 de agosto a 20 de setembro, em Belo Horizonte.

NOVO SISTEMA TRIBUTÁRIO SERÁ IMPLANTADO NA SEGUNDA-FEIRA

A Secretaria Municipal de Finanças avisa a todos que nos dias 29 e 30 de junho não haverá atendimento externo nas sessões de receita e cadastro da PMD.

O motivo é a instalação nos computadores da Prefeitura do programa de informática para a implantação do novo sistema tributário.

O novo sistema foi aprovado na semana passada pela Câmara Municipal e tem como objetivo agilizar e otimizar a fiscalização e arrecadação tributária no município.

“Diamantina é uma cidade histórica, mas nem por isso deve ser arcaica. Pelo contrário. Como Patrimônio Cultural da Humanidade, ela tem de evoluir cada dia mais, principalmente administrativamente, dando o exemplo para as demais da nossa região. O novo sistema tributário vem de encontro a essa perspectiva”, disse o prefeito Padre Gê, durante a reunião do secretariado na última terça (23).

Após a implantação do novo programa, a Secretaria Municipal de Finanças voltará a funcionar normalmente, na quarta-feira (1°/07).

SECRETARIA DE PROMOÇÃO SOCIAL VAI PARA NOVO ENDEREÇO

A partir do próximo dia 6 de julho a Secretaria Municipal de Promoção Social estará funcionando em novo endereço. O órgão passará a atender no novo Centro Administrativo, à Rua da Glória, 394.

A mudança se deve ao novo modelo de gestão administrativa implantado pela atual administração, que pretende facilitar o atendimento ao público, oferecendo instalações mais adequadas aos principais órgãos da administração direta, com mais conforto e comodidade tanto para os servidores – melhorando o atendimento – quanto para os usuários.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Day off


Day off

Excepcionalmente, por motivos particulares deste editor, hoje não deveria haver post.
Justamente nesta sexta-feira, em que Diamantina Revista está fazendo a mudança para novo home office (más línguas chamam de mocó-office), minha empregada, que não se chamava Verônika, embora fosse fã do Paul Rabbit, decidiu morrer. Isso mesmo, morrer!

Só quem já enfrentou uma mudança de endereço com empregada batendo a caçuleta no meio da faxina sabe o transtorno que isso significa.

Estou arrasado. Não que ela fosse uma excelente doméstica. Ao contrário: Não sabia cozinhar, deixava a casa tão bem arrumada quanto uma devastação de tsunami, a roupa que ela lavava, vixe... Deixa prá lá.

Mas Verônika tinha suas virtudes, lá isso tinha mesmo. E agora está lá na sala. Morta.
Vou sentir muiiito a sua falta e vai ser difícil substituí-la...
Diamantina, eu sei, está cheia de competentíssimas candidatas a doméstica.
E quem disse que eu vou sentir falta de casa arrumadinha, e roupa bem lavada?!

Enlutados


Luto por Michael Jackson

O Michael Jackson mais talentoso de todos, o inglês crítico de cervejas, morreu
aos 65 anos.
Ele era conhecido como Beer Hunter, o caçador de cervejas, e na apresentação de seu desatualizado site já deixa isso bem claro:
“Olá, meu nome é Michael Jackson. Não, não aquele Michael Jackson, mas eu estou em turnê mundial. Minha turnê busca cervejas excepcionais, por isso que me chamam de Caçador de Cervejas.”
Ele que iniciou a prática de classificar as cervejas por alta e baixa fermentação (ale e lager) e fez até uma série de TV sobre cervejas (The Beer Hunter).
Tá certo, ele morreu há dois anos, mas, só soube disso agora.
Nessas horas, quando uma pessoa especial morre só há uma coisa a fazer, beber a melhor cerveja que há.
Bem, já enchi a linguicinha por hoje. Amanhã, depois da mudança, neste mesmo bat local, notícias frescas.
E tome Michael Jackson no noticiário, à exaustão! Não dá prá concorrer.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Espaço Leitor


Fernando Gripp ( http://passadicovirtual.blogspot.com/), Ph.D Tudo em Diamantina, rapidamente já mandou-me a resposta para o post abaixo.
A música chama-se Diamantina em Serenata e é considerada o hino da cidade.
Música: Lícia Pádua Coelho
Letra: Pe. Celso de Carvalho

Obrigado Fernando. Perdoa este carioca, ainda, um neofitusdiamantinenses!

Cantatas Diamantinenses


Diamantina Musicando...

"Divina, ê, diamantina presença
Na solidão de quem pensa só em você”.
(Caetano Veloso)

"Me liguei nesse gosto retado de quindim
Nesse molho gostoso, dourado de xinxim
E essas tuas dorsais alterosas que misteriosas são !
Negra diamantina
O rei mandou contratar teu coração
O rei mandou te entregar minha paixão".
(Fátima Guedes e Ney Lopes)

"É Diamante é das minas
Diamantina é amor
Pé na poeira, som,
Aguardente ilusão
E uma estrada que vai dar
Onde eu quero retornar..."
(Erler Gomes)

"A imperatriz do Tijuco
A dona de Diamantina
Morava com a sua corte
Cercada de belas mucamas...
Num castelo
Na Chácara, na Palha
Xica da
Xica da Silva, a Negra!"
(Jorge Ben Jor)


"A seresta apaixonada
Corre as ruas do Macau
Capistrana Cavalhada
São Francisco, Burgalhau
Essas ruas serpeantes
É tão fácil entendê-las
Descem doidas por diamantes
Sobem ávidas de estrelas."
(Quem é o autor?)

"...o mundo inteiro vem prá ver a bateria arrepiar
do sul do norte de toda Minas Gerais
Samba suor e cerveja faz Diamantina delirar."
(Barracão e Deco - Bartucada)

Os parabéns do dia vão para...


Carly Simon, cantora.

Santo do dia


São Próspero de Aquitânia

Grande escritor eclesiástico de seu tempo, nascido na Aquitânia, era leigo e foi casado. Conhecia profundamente a Teologia e participou ativamente das controvérsias com os hereges semipelagianos. Correspondeu-se com Santo Agostinho, de Hipona, e consta ter sido secretário do Papa São Leão Magno.

Comemora-se hoje...

O Dia do Imigrante

Puxão de orelhas "van goghguiano"

"Decoro é bom e eu gosto!"
(Tradução livre do recado de Marcos Fonseca)

Vereador Marcos Fonseca, Presidente da Câmara de Diamantina, notificou à imprensa mensagem dirigidas aos seus pares do legislativo municipal em que sugere a necessidade de manter-se, na Casa, postura mais digna e inerente à liturgia do cargo.

Traduzindo para um bom português, nada castiço, quer dizer o seguinte: Senhores vereadores, segurem suas ondas, moderem a linguagem, e façam por merecer o respeito de seus colegas e de toda a comunidade diamantinense.

Na mesma nota o Presidente Marcos Fonseca arremata: “Esta casa não é circo nem teatro. Estamos aqui, legitimados pelo voto popular, para representar dignamente o povo que confiou-nos esta missão.”

Oportuna advertência, Sr. Presidente. Dona Irene e uma certa mãe, Sra. Joana não estavam gostando nada das cópias não autorizadas de suas casas que, volta e meia se ameaçava instalar na Câmara Municipal.
Diamantina agradece.

41º Festival de Inverno

Você que tem arte e quer mostrar, lembre-se: Hoje, dia 25, é o último dia para as inscrições.
Mais informações em:

Braziolli News


Mais uma ambulância para Diamantina

Diamantina contará, a partir de segunda (29) com mais uma ambulância para atendimento ao serviço da Secretaria Municipal de Saúde.
O anúncio foi feito pelo Prefeito Padre Gê, no último dia 19 de junho, quando foi comunicado pelo Secretário de Estado, Marcus Pestana, do atendimento ao pedido do município.
A entrega do veículo acontecerá em solenidade em Montes Claros, com presença do secretário e diversas autoridades, quando também serão entregues outras unidades enviadas pelo Governo de Minas.
Na oportunidade o prefeito Padre Gê e o secretário municipal de Saúde, Rogério Ponttes, deverão apresentar ainda outros pedidos ao Secretário Marcus Pestana, de interesse da população diamantinense.

Diamantina sedia Copa Mountain Bike 2009

Estão abertas até dia 08 de julho as inscrições para a Copa Mountain Bike 2009, que acontece em Diamantina a partir do dia 11, com a realização do Congresso Técnico com atletas e equipes.
O evento pretende reunir centenas de competidores, amantes da bike, que passarão pela Estrada Real e trilhas especiais em meio às estradas e ruas diamantinenses, valorizando a paisagem do município, conhecido pela riqueza da biodiversidade, pela exploração de ouro e diamantes e pelos seus personagens, como Juscelino Kubitschek e Chica da Silva.
A Copa Mountain Bike de Diamantina é uma realização da Associação Diamantinense dos Amigos da Bike e tem total apoio da Prefeitura de Diamantina, através da Secretaria Municipal de Esportes e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Inscrições e mais informações:
(011) 3868-2333
inscricoes@webventure.com.br


Lidiana Braziolli
ASCOM
Prefeitura Municipal de Diamantina – MG

terça-feira, 23 de junho de 2009

Frase do dia


"Nunca me esqueço de um rosto, mas, no seu caso, vou abrir uma exceção."
(Groucho Marx)

Os parabéns do dia vão para...


Bia Santana, a grande anfitriã do Espaço B, que aniversariou ontem, mas eu soube só hoje.
Maria da Conceição Monteiro Horta, da Colônia Diamantina.

Santo do dia


São José Cafasso

Morra de rir... ou de raiva


No Bairro Cazuza entram dois bêbados no ônibus e sentam-se no último banco, ao lado de uma senhora muito religiosa.

A beata olha com desdém enojado para os pinguços e diz:

- Vocês vão para o Inferno!

Grita um dos bêbados:

- Motorista, pare que pegamos o ônibus errado!

Espaço Leitor






Cadê a ancestralidade que estava aqui... em Diamantina?


"Trata-se do seguinte :
Meu pai, Nelson Washington Pereira, falecido em 1975, passou-me uma árvore genealógica composta por primos seus. O tetravo de meu pai e meu pentavo, chamava-se Joaquim Antonio Pereira, era portugues e veio para a colonia, mais precisamente na segunda metade do século 18, indo diretamente para Tejuco
Preto. Era solteiro e presumo que fosse funcionário da Corôa ou já tivesse parentes radicado no polígono. Curiosamente ele radicou-se em Inhaí, depois de casar-se com
Ana Felipa Santhiago Caldeira Brant, possivelmente parente do Felisberto,
contratador dos diamantes, caído em desgraça mais ou menos nessa época.
Sempre desejei conhecer Diamantina, inclusive para tentar descobrir a qualificação de minha pentavo através dos registros paroquiais de uma ou mais igrejas, das cinco que já haviam no Tejuco.
Meu bisavo paterno, Major Modesto Antonio Pereira, aí nasceu e
somente veio para São Paulo na segunda metade do século 19, aí deixando sua mãe - Maria Angracia Cardoso Pereira e dez ou onze irmãos, dos quais três vieram mais tarde, também, para nosso Estado, fixando-se na região de Rio Claro.
Sou funcionário público aposentado e, nesta fase de minha vida, muito dificilmente poderei realizar o sonho de viajar para Diamantina, destarte tento descobrir quem foi minha pentavó, valendo-se dos meios a meu alcance e da boa vontade dos diamantinenses.
Se me permite, será que dona Bia Perrella que entrevistou e fotografou o casal Adail e Marlene Brant, pais do Marcelo, não poderia colher informes
maiores ?
Antecipo meus mais sinceros agradecimentos em transmitir meu apelo em sua Diamantina Revista."
Expedito Marques Pereira



NR: Caro Expedito:
Não foi "dona" Bia Perrella quem fotografou e entrevistou o casal Adail e Marlene Brant e sim, Diamantina Revista. De qualquer forma, está aí o seu recado. Espero que consiga sucesso na informações que pretende. Se esta busca resultar na descoberta de alguma herança dos tempos fartos do garimpo, aceitaremos alegremente, que você pague um vinho lá no Espaço B. Mas, se não tiver restado nada no baú, nós pagamos "procê" uma pinga no Bazé.
Pode contar sempre conosco e, tenho certeza, com a grande família diamantinense. Forte abraço.
M Martini.

domingo, 21 de junho de 2009

Frase do dia

"Na parede de um botequim de Madri, um cartaz avisa: Proibido cantar. Na parede do aeroporto do Rio de Janeiro, um aviso informa: É proibido brincar com os carrinhos porta-bagagem. Ou seja: Ainda existe gente que canta, ainda existe gente que brinca." (Eduardo Galeano)

Os parabéns do dia vão para...


Eduardo Suplicy, Celso Luiz Neves e Maria Eunice Ribeiro de Lacerda.
Celso e Maria Eunice pertencem à Colonia Diamantina.

Comemora-se hoje...


No Dia Internacional da Música, nossa homenagem aos Seresteiros de JK

Santo do dia:


São Luís Gonzaga

Jornalistas & Diplomas

Nossa singela contribuição, para quem ainda discute o fim da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão, nesta semana em que o STF bateu o martelo definitivo sobre a questão.
Se os coleguinhas, com canudo ou não, puderem evitar o tacape nas frequentes agressões pleonásticas à gramática já desfrutaremos todos, colegas e leitores, do prazer maior no ato de ler.
Evitem, pois:

- elo de ligação
- acabamento final
- certeza absoluta
- quantia exata
- nos dias 8, 9 e 10, inclusive
- juntamente com
- expressamente proibido
- em duas metades iguais
- sintomas indicativos
- há anos atrás
- vereador da cidade
- outra alternativa
- detalhes minuciosos
- a razão é porque
- anexo junto à carta
- de sua livre escolha
- superávit positivo
- todos foram unânimes
- conviver junto
- fato real
- encarar de frente
- multidão de pessoas
- amanhecer o dia
- criação nova
- retornar de novo
- empréstimo temporário
- surpresa inesperada
- escolha opcional
- planear antecipadamente
- abertura inaugural
- continua a permanecer
- a última versão definitiva
- possivelmente poderá ocorrer
- comparecer em pessoa
- gritar bem alto
- propriedade característica
- demasiadamente excessivo
- a seu critério pessoal
- exceder em muito

“Com ou sem canudo, valorize o conteúdo”

Dica de Blog


Visite o Passadiço Virtual.
Um blog que não passa disso: Roteiro obrigatório do Fernando Gripp para quem quer degustar informação relevante sobre Diamantina.

Programa de Segunda


Segunda-feira é dia de Câmara Municipal, um programa de primeira.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Frase do dia:

Te perdôo por fazeres mil perguntas que em vidas que andam juntas ninguém faz...
(“Chic” Buarque de Holanda)

Os parabéns do dia vão para...


Chico Buarque, cantor e compositor

"... Amando noites afora
Fazendo a cama sobre os jornais
Um pouco jogados fora
Um pouco sábios demais
Esparramados no mundo
Molhamos o mundo com delícias
As nossas peles retintas
De notícias..." (Chico Buarque)

Soprou velinhas ontem, 18 Jun, Elita Pastor Horta, da Colônia Diamantina, Associação dos Diamantinenses Ausentes, de Belo Horizonte. Parabéns!

Santo do dia:


São Romualdo Abade

Comemora-se hoje...


Dia Mundial dos profissionais de Marketing.

Forte abraço para a turma diamantinense da área.
Sergio Fernandes e Sílvia da Origem Propaganda;
Fábio Freitas e Marlon Magalhães da V Propaganda;
Geraldo Camargos da Athos Comunicação;
Emerson Signoretti do Art Guia.

Quem chegou...


Coreografando suas caminhadas pela ladeiras e becos do Tijuco, depois de longa ausência, o mestre Robson Dayrell. Veio rever os muitos amigos, matar saudades mas, já já estará de volta a Belo Horizonte onde trabalha na elaboração de novos projetos.

Diamantina Retratos

Imagens da série Retratar Diamantina, parte da Exposição “Diamantina 360º - sob o olhar deAssis Horta” que teve a curadoria do artista Eustáquio Neves.





Manias Irritantes


Antes de, quem sabe, irritar o leitor com este tema, prometo não fazer uma lista extensa das neurastenias alheias que testam nossa paciência.

Aliás, neurastenias ou manias irritantes são sempre alheias, afinal, o inferno são os outros. Sem criar um ranking (igualmente irritante, pela proposta e pela estrangeirice), anda merecendo destaque negativo o hábito de despedir-se de alguém, com quem se está frente a frente, dizendo: -”Um abraço!” Ora, por que não se abraçam?!

Igualmente ridículo é o tal “beijo no coração”. Quem inventou essa bobagem?!

Quer mais irritação? Tente abrir, corretamente, um daqueles sachezinhos de catchup ou mostarda, que acompanham o hambúrguer de barraquinha ou a pizza pedida por telefone. Impossível! É uma lambança só.

Agora, imbatível mesmo, nestes tempos de comunicação altamente tecnologizada é a deseducadíssima mania de seu interlocutor, no meio da conversa tête-à-tête, cara-a-cara, atender a chamada do celular e assim permanecer por uma eternidade, te deixando ali, pastel, com cara de... nem sei o quê. E se você tentar ir embora pela descortesia, o sujeito ou a sujeita, ainda tapa o telefone, te segura pelo braço sussurrando: “Péra um pouquinho”. É o fim!

Canudo ou Conteúdo


Muita bobagem já se falou e muito mais ainda será falada e escrita em torno da questão da obrigatoriedade de diploma para o exercício do jornalismo.
A exigência do canudo, radicalmente em oposição ao que determina a Constituição de 88, no capítulo referente ao direito de expressão, veio embrulhada no pacote do arbítrio do AI-5, com a intenção de calar a intelectualidade contrária ao golpe militar.
Após uma batalha de liminares, contra e a favor, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira, por oito votos a um, pelo fim da exigência ao diploma de Jornalismo como requisito para o exercício da profissão.
O que isto mudará? Substancialmente nada. Afinal, os artífices da magistral produção intelectual consagrada na história jornalística deste país nunca frequentaram escolas de Comunicação Social pelo simples fato destas não existirem então.
E, por acaso, com o advento destas escolas passamos a viver uma era de renovação e superação qualitativa por conta dos milhares de bacharelandos disponibilizados ao mercado todos os anos pelas centenas de faculdades, respeitáveis ou nem tanto? Óbvio que não.
E, ainda por acaso, o caro leitor saberia dizer quem fazia parte, em grande número, do corpo docente das mais bem conceituadas faculdades de jornalismo? Pois é, os grandes papas, como, Alberto Dines, Cláudio Abramo, dentre tantos, que tiveram seus talentos forjados ao pé das rotativas e linotipos e consubstanciados pela formação intelectual oriunda de outros bancos escolares. Ironia, não?!
Finalmente! Como qualquer país decente, o Brasil agora não faz reserva de mercado para ser jornalista.
Nos EUA, o diploma de Jornalismo não é obrigatório e mesmo assim há excelentes faculdades de jornalismo, todas muito concorridas, por sinal.
Já andei vendo pela internet depoimentos precipitados de alunos de jornalismo prometendo abandonar o curso, substituindo-o por outro qualquer em função da nova lei. Quanta asneira.
Qualquer opção profissional será muito melhor sucedida quanto maior for a excelência de sua formação. E eu, particularmente, tenho muito orgulho da minha escolha e não pretendo acionar judicialmente a faculdade cursada há duas décadas, pleiteando ressarcimento financeiro, como já ameaçam alguns afoitos ex-futuros focas.
Observem meninos, que o STF não acabou com a obrigatoriedade de bom texto, bagagem cultural, triagem, apuração, credibilidade. Não há, pois, o que temer. Bons e maus profissonais sempre existirão. Com ou sem canudo.
Lembrando que a depuração do mercado sempre será orientada pela máxima, “Só se estabelece quem tem competência”, finalizo com esta frase lapidar do grande mestre Cláudio Abramo: "O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter"!

Hoje é dia de Mercado Velho

Finalmente é sexta-feira!

E sexta-feira é dia da consagrada "Sexta Cultural - (Etílica, artesanal, musical etcétera&Tal) no Velho Mercado de Tropeiros.
Fernando Gripp, nobre colega editor do Passadiço Virtual, lembra que o título “Sexta Cultural" é provisório, já que uma urna foi colocada no local do evento para que os frequentadores possam, eles mesmos, dar nome a esse novo encontro cultural, culinário e musical de Diamantina. Um dos cotados é Sexta Nossa, mas a votação ainda está aberta."
Está dado o recado!
Em tempo: Antes de se esbaldar na Sexta Cultural, já que você está aqui com a telinha aberta, faça uma visita ao site do Gripp, http://passadicovirtual.blogspot.com/ e deguste a qualidade das informações diamantinenses. Vale o acesso, com certeza.