segunda-feira, 1 de junho de 2009

Diamantina: Tradição na Imprensa

A obra “Imprensa em Tempo de Guerra: o jornal O Jequitinhonha e a Guerra do Paraguai”, da jornalista e professora Maria de Lourdes Dias Reis, mostra uma nova versão da Guerra do Paraguai, diferente do que a maioria dos livros de História consegue passar. A análise é feita através da leitura do jornal O Jequitinhonha, um dos órgãos de imprensa mais combativos do século XIX em Minas Gerais. O jornal, de Diamantina, era dirigido pelo jornalista e jurista Joaquim Felício dos Santos. “Era republicano, num país monarquista, abolicionista, numa sociedade escravocrata e liberal, quando os grandes jornais mineiros eram conservadores”, revela Maria de Lourdes.

A autora é mestre em História, escritora, folclorista e professora do curso de turismo do IBHES – Instituto Belo Horizonte de Ensino Superior.

Para adquirir o livro faça contato com a autora: lumidias@terra.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

A hemeroteca da Biblioteca Antônio Torres, rua da Quitanda, é fantástica. Fonte primária de pesquisas já explorada diversas vezes por graduandos, mestrandos e doutorandos de universidades de todo o país só reafirma a tradição na Imprensa de Diamantina desde o séclo XIX
Ana Cristina Baracho - Historiadora